sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Caixas devem ter segurança 24 horas

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quinta-feira (17,) por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 203/2011, que torna obrigatória contratação de guarda-segurança nos caixas eletrônicos 24 horas, instalados nas agências bancárias e postos de atendimentos. O projeto prevê a permanência do segurança nos período diurno e noturno, inclusive aos finais de semana e feriados, com objetivo assegurar aos usuários o mínimo de segurança.

O autor da matéria, vereador Ney Lopes Jr. (DEM) explicou a importância da iniciativa: "Não é de hoje o enorme transtorno que os usuários dos caixas eletrônicos sofrem em Natal. Vários assaltos e arrombamentos já ocorreram somente este ano, nos terminais de autoatendimento. Os caixas 24h não possuem um sistema de vigilância satisfatório para os consumidores, que se veem desprotegidos no momento da realização de suas atividades financeiras, seja um saque, pagamento, dentre outras operações", ressaltou.

O projeto institui que a fiscalização será de responsabilidade do Procon Municipal, bem como, a aplicação das correspondentes sanções administrativas. As instituições financeiras que descumprirem o estabelecido receberão punições, tais como, advertência, multas (com valores entre 2000 e 4000 Unidades Fiscais de Referências, UFIRs) e a suspensão das operações dos caixas 24 horas, até o cumprimento desta lei, após a 5ª (quinta) reincidência.

Os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Bispo Francisco de Assis (PSB) e Fernando Lucena (PT) pronunciaram-se favoráveis à matéria, votada e aprovada em primeira discussão. "É necessário ter segurança armada todos os dias da semana", defendeu Lucena.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário